Invista em você na sua qualidade de vida
Sobre a Analise do Comportamento
Duas pessoas com o mesmo diagnóstico, segundo a CID-10, apesar de apresentarem formas de agir topograficamente semelhantes (os mesmos “sintomas”), provavelmente serão tão diferentes em suas histórias de vida e na funcionalidade de suas ações que apenas o diagnóstico da CID-10 é insuficiente para a compreensão e investigação analítico-comportamental das queixas em suas vidas.
O objetivo de se fazer Terapia Analítico Comportamental é, através de um processo da análise da história de vida do cliente, possibilitar a ampliação de sua consciência e autoconhecimento e, assim, um maior preparo para encarar, enfrentar e administrar, da melhor maneira que ele puder naquele momento, sua própria vida. Serão trabalhadas com o cliente formas para que ele tenha maior controle de suas interações, apropriando-se deste processo de ser ativo nas relações que estabelece, e tendo portanto, a possibilidade de construir uma vida melhor para si.
A ABPMC - Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental, é uma entidade que tem por objetivo congregar psicólogos e médicos interessados no desenvolvimento científico e tecnológico da Análise do Comportamento, da terapia comportamental, da terapia cognitivo-comportamental e da medicina comportamental. Cada vez mais as pesquisas comprovam o quanto a Análise do Comportamento tem contribuído com o tratamento dos clientes que apresentam, principalmente, transtornos de ansiedade, transtornos alimentares, e depressão, dentre outros.
A abordagem comportamental segue a Teoria Evolucionista de Charles Darwim, onde nossos COMPORTAMENTOS são igualmente selecionados ao longo de nossa história de vida.
Entende-se que cada um de nós "é" o que "faz", na medida em que o que FAZEMOS (plantamos, pensamos, vibramos, sentimos, sofremos, ) é o que PRODUZimos, as CONSEQUÊNCIAS que geramos e, que por sua vez, é o que mantém nossos próprios comportamentos.
No entanto o que FAZemos é fruto da INTERAÇÃO da GENTE (geneticamente) + do nosso AMBIENTE + da CULTURA onde estamos inseridos. "Filogenese, Ontogenese, Cultura = Tríplice Contingência".
Esta abordagem tem se mostrado especialmente eficaz, quando envolve: TRANSTORNOS DE ANSIEDADE (EX.: Pânico, TOC, Fobias); TRANSTORNOS ALIMENTARES (EX.: Compulsão Alimentar, Readaptação Alimentar, Recusa Alimentar; Diabetes); STRESS e DEPRESSÃO, dentre outros.